quinta-feira, 29 de abril de 2010

PERFIL FAIXA-PRETA: PROFESSOR ROBSON




  • NOME: ROBSON DA SILVA GODINHO


  • IDADE: 32 ANOS


  • PROFISSÃO: PROFESSOR


  • ARTE MARCIAL: TAEKWONDO


  • GRADUAÇÃO: FAIXA PRETA 2° DAN


  • DOJO: ACADEMIA SHOTOKAN


  • Há quanto tempo vem ensinando TKD?


Ensino desde a época que ainda era faixa vermelha e preta. Dava aulas em uma academia em Arraial do Cabo junto com meu professor. Depois que peguei a faixa preta fiquei dando aula no lugar dele e, desde Julho do ano passado, voltei para Cabo Frio e venho ministrando aulas na Academia Shotokan.


  • Como é a aceitação do Tae Kwon Do na Região dos Lagos?


Diria que boa e com perspectiva de muita melhora para os próximos anos. O Taekwondo tem professores em Cabo Frio, Búzios, Araruama, Macaé e Arraial do Cabo (onde o Taekwondo é muito forte).


  • De que modo o TKD influenciou a sua vida dentro e fora do círculo marcial?

Em meu caráter, disciplina e em muito na saúde. Afinal, tenho 32 - quase 33 - e ainda estou com cara de garoto... (risos)

  • Onde você se graduou como professor de TKD?


Meu exame para faixa preta foi em Arraial do Cabo com o Grão-Mestre José Silva (faixa-preta 7°Dan). Junto comigo se formaram mais 3 outros pretas e vários coloridas.


  • Existem formas de o TKD ser usado em trabalhos junto à comunidade carente?

Sim. Existem em várias cidades projetos, como Amigos da Escola, o 2° Tempo e do SUDERJ (esse já existe em Arraial do Cabo: aulas inteiramente de graça com meu amigo, o professor Marcelo, na escola Francisco Porto). Assim, o Taekwondo vem contribuindo para uma melhor formação de nossas crianças. Lembrando que na Korea o Taekwondo é matéria obrigatória nas escolas.

  • Quais são os benefícios do TKD para o praticante?

Melhor postura corporal, melhor resistência cardíaca e respiratória, maior flexibilidade e coordenação motora, melhora da auto-estima, aumento da concentração e maior controle sobre suas emoções. E nas crianças promove o gosto pela atividade física, ajuda no desenvolvimento da capacidade de coordenação, concentração, convívio nos grupos familiar e social. Também, ajuda a consumir o excesso de energia que algumas crianças apresentam.


  • Qual a filosofia do TKD?


O Taekwondo tem 5 regras que representam toda a sua filosofia. São elas:


  • CORTESIA.
  • INTEGRIDADE.
  • PERSEVERANÇA.
  • AUTOCONTROLE.
  • ESPÍRITO INDOMAVEL.

O aluno não só aprende essas regras para o Taekwondo, e sim para todo e qualquer obstáculo da sua vida.

  • Como você definiria sua vida antes do TKD e após o TKD?

Comecei muito cedo, ainda criança, hoje em dia seria pré adolescente. Então, o que influenciou antes seria complicado dizer - mas posso afirmar que passei por muitos problemas familiares, financeiros - esse ainda venho passando (risos) -, etc. Sem ajuda da formação que o Taekwondo me deu, seria muito difícil superar. O Taekwondo ajudou a formar meu caráter e passar com menos dificuldades e mais determinação pelos problemas da vida.

  • Conte-nos um pouco de sua trajetória no Tae Kwon Do.
Esse é apenas um breve resumo pra não me alongar muito. Sou faixa preta 2° Dan; praticante de Taekwondo há quase 15 anos, tendo iniciado no Taekwondo com o Professor Carlos Augusto que foi o primeiro professor a ser formado aqui nessa região (Cabo Frio/Arraial/São Pedro/Búzios). Desde faixa amarela participei de diversas competições, tendo sido a primeira, da qual me lembre (risos), o Aberto de Taekwondo da Ilha do Governador. Ao longo dos anos participei de diversas competições em várias cidades do Estado do Rio de Janeiro. Sou filiado à Confederação Brasileira de Taekwondo, à Associação de São Gonçalo e à Federação Carioca. Tenho como mestre o Grão-Mestre Silva (7° Dan), um dos mais graduados e respeitados mestres do país.

PARA ENTRAR EM CONTATO COM O PROFESSOR ROBSON:

Academia Shotokan: Rua Inglaterra, 100, Jardim Caiçara, Cabo Frio - RJ
Telefone: (22) 9807-8522

2 comentários:

Igor SAnt'Anna disse...

Eu treino com ele....
tah famosoo..
Yeap..
Boa sensei....
só faltou falar de mim


Igor Sant'Anna

Contramestre Pardal disse...

Bom meus parabens aos idealizadores do blogger está super maneiro tudo isso, um grande abraço a todos e quando quiserem entrar em contato , apresentação de capoeira ou até mesmo um bate papo sobre a arte é só me ligar, 22 92564707/