segunda-feira, 12 de abril de 2010
Introdução
As artes marciais mexem com o imaginário popular. Desde os primórdios da humanidade, nossa espécie vem se defendendo de outros animais ou de si mesma, inventando milhares de maneiras de ferir, incapacitar ou mesmo matar outros seres vivos.
Combater faz parte de nossa natureza belicosa. Muitos de nós simplesmente precisam competir - ao passo que outros escolheram a paz como caminho certo. Nos dias de hoje, talvez o segundo meio seja o mais provável de ser encontrado.
As artes marciais encontraram o fim de sua beleza no século vinte e um. Com a facilidade que uma pessoa possui de conseguir uma arma de fogo (principalmente no Brasil), nos vemos à mercê de qualquer menor de idade disposto a matar por um tênis ou boné de marca. A vida já não é tão preciosa para que estejamos nas ruas desafiando quem nos quer fazer mal.
Muitas escolas da atualidade buscam outros caminhos, no entanto. A escolha da paz por uma vida mais saudável levou algumas artes a modos terapêuticos da prática marcial, com o intuito de prolongar a vida e melhorar a relação do ser humano com a sociedade.
Mas qual caminho é correto? Devemos fugir ou lutar? Devemos esquecer os princípios do combate e transformar as artes marciais em uma mera lembrança de como o homem aprendeu a conhecer a si mesmo em uma outra concepção? Ou ainda, devemos nos limitar a uma nova forma de arte corporal e esquecer os ensinamentos dos antigos mestres sobre autodefesa?
Esse blog mostra que ambas as alternativas podem estar corretas. Ao menos aqui, na Região dos Lagos, existem pessoas dispostas a manter a tradição das artes marciais - mas evitando uma violência já desnecessária nos dias de hoje. Existem guerreiros, mas estes dominaram a si mesmos. São exemplos a serem seguidos, como prova de que a mente supera o corpo e a razão pode conviver lado-a-lado com o instinto e a emoção.
Neste blog você encontrará as práticas marciais mais comuns na região, além de matérias sobre filosofias marciais diversas. Também, uma parte deste site estará dedicada às muitas faces da medicina oriental - bem como primeiros socorros (indispensáveis para professores e mestres, que precisam zelar por seus alunos). Espero que todos os artistas marciais e guerreiros aproveitem este blog, que nada mais é senão uma homenagem a todas as artes marciais que já pisaram na Costa do Sol!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário